“Estamos diante de uma verdadeira emergência
planetária. A crise climática não é um assunto
político. É um desafio moral e espiritual
para toda a humanidade.”
Al Gore, Prêmio Nobel da Paz de 2007
1 – JUSTIFICATIVA
A educação tem como finalidade formar cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, global e local.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, sendo assim, essa Conferência vem com objetivos de desenvolver um trabalho sobre o meio ambiente, incentivando e despertando os alunos sobre a responsabilidade que nos é imposta na continuação do planeta.
O equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Sendo assim, partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento é que a Conferência do meio ambiente faz-se necessária, para colocar em prática no dia-a-dia, atos que darão início as grandes transformações.
2 – OBJETIVOS
2.1 – GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
2.2 – ESPECÍFICOS
· Desenvolver atos de cidadania para com o meio-ambiente, reconhecendo a importância de pequenas atitudes no dia-a-dia.
· Entender a necessidade de comemorar-se o Dia Internacional do Meio-Ambiente.
· Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação, como uma atividade enriquecedora, construtiva, e como forma de transmissão de valores culturais.
· Realizar plantação de mudadas, incentivando os alunos a viabilidade de ser um agente construtor e defensor do meio-ambiente.
· Promover palestras incorporadas as ações deste projeto.
· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
3 – DURAÇÃO
Este projeto tem a duração de dois meses
4 – PÚBLICO-ALVO
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Ronan Oliveira Mota
5 – ESTRATÉGIAS
1. Palestra - SENAR
2. Oficina de reciclagem - SENAR
3. Produção de texto
4. Produção de um livro de receitas alternativas
5. Apresentação de peça teatral com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
6. Desenho de animais brasileiros em extinção. Confeccionar fichas descritivas de cada animal, constatando região de origem, tipo de alimentação e curiosidades.
7. Discussão teórica sobre questões ambientais
8. Oficina de pintura com material reciclável
9. Construção de maquetes
Mônica Bacelar
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