sábado, 11 de junho de 2011

Conferência do Meio Ambiente

“Estamos diante de uma verdadeira emergência

planetária. A crise climática não é um assunto

político. É um desafio moral e espiritual

para toda a humanidade.”

Al Gore, Prêmio Nobel da Paz de 2007

1 – JUSTIFICATIVA

A educação tem como finalidade formar cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, global e local.

Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes, sendo assim, essa Conferência vem com objetivos de desenvolver um trabalho sobre o meio ambiente, incentivando e despertando os alunos sobre a responsabilidade que nos é imposta na continuação do planeta.

O equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.

Sendo assim, partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.

Por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento é que a Conferência do meio ambiente faz-se necessária, para colocar em prática no dia-a-dia, atos que darão início as grandes transformações.

2 – OBJETIVOS

2.1 – GERAL

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

2.2 – ESPECÍFICOS

· Desenvolver atos de cidadania para com o meio-ambiente, reconhecendo a importância de pequenas atitudes no dia-a-dia.

· Entender a necessidade de comemorar-se o Dia Internacional do Meio-Ambiente.

· Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação, como uma atividade enriquecedora, construtiva, e como forma de transmissão de valores culturais.

· Realizar plantação de mudadas, incentivando os alunos a viabilidade de ser um agente construtor e defensor do meio-ambiente.

· Promover palestras incorporadas as ações deste projeto.

· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.

3 – DURAÇÃO

Este projeto tem a duração de dois meses

4 – PÚBLICO-ALVO

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Ronan Oliveira Mota

5 – ESTRATÉGIAS

1. Palestra - SENAR

2. Oficina de reciclagem - SENAR

3. Produção de texto

4. Produção de um livro de receitas alternativas

5. Apresentação de peça teatral com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

6. Desenho de animais brasileiros em extinção. Confeccionar fichas descritivas de cada animal, constatando região de origem, tipo de alimentação e curiosidades.

7. Discussão teórica sobre questões ambientais

8. Oficina de pintura com material reciclável

9. Construção de maquetes


Mônica Bacelar

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