DIAGNÓSTICO:
Conversando com os alunos e alguns moradores da comunidade do Brejo Grande sobre o lixo, concluímos que há uma grande poluição ambiental na região por falta de consciência dos moradores em relação à preservação ambiental.
TÍTULO: Lixo e qualidade de vida
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como identificar as possíveis causas da poluição ambiental nessa comunidade e a falta de visão da população em relação a preservação ambiental?
QUESTÕES ORIENTADORAS:
- Para você o que é lixo?
- Só na sua casa, quanto lixo é produzido por dia?
- Para onde vai o lixo recolhido das casas?
- O lixo causa algum dano à comunidade em que você mora?
- A quantidade de lixo produzida pela sua família poderá ser diminuída?
- Quais seriam os benefícios que isso poderia trazer para a comunidade e o ambiente onde você mora?
- Como você se sente ao ver lixo espalhado pela rua?
- O que vai para o lixo poderá ser usado de alguma forma?
- Por que a reciclagem do lixo é importante?
- A modificação dos hábitos e costumes contribui para a solução do problema do lixo?
- Que alternativas se apresenta para a redução do lixo?
JUSTIFICATIVA:
Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental que afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para os diferentes grupos sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio ambiente, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?
Foi pensando nisso, que decidimos executar esse projeto com o objetivo de conhecer os problemas gerados pelo lixo e conscientizar os alunos a buscarem agirem de forma a amenizar este problema.
OBJETIVO GERAL:
· Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre lixo de forma responsável, de modo a contribuir para a melhoria das condições ambientais, da saúde e das condições gerais da vida em nosso planeta
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conceituar lixo;
· Perceber a importância da reciclagem;
· Conscientizar sobre a importância de não jogar lixo na rua;
· Identificar os danos que podem ser causados pelo lixo à comunidade;
· Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto sua melhoria e conservação;
· Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos.
CONTEÚDOS
- Lixo: origem, coleta tratamento e destino
- Manejo adequado e reaproveitamento do lixo
M. O. P. (MAPA DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO)
INTERVENÇÕES | PROCEDIMENTOS | DISCIPLINAS | CRONOGRAMA |
· Solicitar aos educandos que expressem seus conhecimentos prévios sobre o lixo, registrando-os no caderno. | · Organizar os alunos em subgrupos para que eles registrem suas idéias iniciais sobre o lixo; · Socializar as idéias. | · Ciências · Língua Portuguesa | 1ª semana |
· Propor um aprofundamento do tema com a analise de algumas imagens sobre o lixo; · Propor o estudo do texto: “Afinal, o que é o lixo?” | · Discussão sobre o que está sendo observado nas imagens; · Leitura do texto pelo professor para que o educando construa a idéia central do texto | · Ciências · Língua Portuguesa | 2ª semana |
· Propor o estudo do texto: “Origem, coleta, tratamento e destino do lixo” (retirado do manual do despertar: resíduos sólidos pág 10) · Informar aos educandos que eles irão produzir um texto com os conhecimentos que eles já puderam construir sobre o lixo. | · Discussão do texto. · Leitura coletiva do texto e discussão do mesmo · Atividade em dupla referente ao texto trabalhado · Produção textual pelos alunos sobre o lixo; · Socialização das produções e exposição dos textos num mural | · Ciências · Língua Portuguesa · Ciências · Língua Portuguesa | 3ª semana 4ª semana |
· Informar aos alunos que eles irão visitar os arredores da escola para observarem a existência e o tipo de lixo. | · Aula de campo · Registrar as observações · Socialização das informações · Produção de poemas e poesias com as informações colhidas na aula de campo. | · Ciências · Língua Portuguesa | 5ª semana |
· Informar aos alunos que eles trabalharão com o texto: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma e muito se joga fora”, para entender o processo da reciclagem. | · Dividir a sala em grupos pequenos para a leitura e discussão do texto; · Socialização das discussões. | · Ciências · Língua Portuguesa | 6ª semana |
· Propor aos alunos a elaboração de cartazes conscientizando a população de não jogar lixo na rua e apresentando as doenças causadas pelo lixo. | · Confecções de cartazes informativos sobre os prejuízos causados pelo lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente. | · Ciências · Língua Portuguesa · Artes | 7ª semana |
· Propor a realização de um trabalho utilizando lixo seco. · Propor a confecção de um painel utilizando as informações anteriores. | · Organizar a turma em circulo ao redor do lixo; · Cada aluno deverá escolher um objeto; · Questões para analise: - Tempo de decomposição - Impacto causado pela produção da embalagem - Analise do rótulo - Opção para reutilização · Confecção do painel e socialização para os demais grupos | · Ciências · Língua Portuguesa · Ciências · Língua Portuguesa | 8ª semana 9ª semana |
· Informar aos alunos que eles visitarão um lixão para analisar as conseqüências deste para o meio ambiente | · Visita ao lixão de jacobina · Os alunos deverão registrar tudo que puderem observar: - Tipo de lixo - Animais que freqüentam o lixo - A questão da poluição · | · Ciências · Língua Portuguesa | 10ª semana |
· Propor que os alunos registrem tudo que foi observado no lixão, em forma de texto, desenho, cartaz, poema, dramatização... | · Confecção do material (texto, desenho, cartaz, poema, dramatização) em dupla para socializar aos demais. · Socialização das produções. | · Ciências · Língua Portuguesa · Artes | 11ª semana |
· Propor a realização de oficinas com materiais recicláveis. | · Realização das oficinas | · Ciências · Artes | 12ª semana |
· Culminância do projeto | · Exposição do material confeccionado na oficina | · Ciências · Língua Portuguesa · Artes | 13ª semana |
AÇÕES CONCRETAS E FUTURAS
AÇÕES | PROCEDIMENTOS |
Distribuição de cartazes informativos na comunidade sobre os prejuízos causados pelo lixo e a necessidade da preservação ambiental | Formar parceria com o posto de saúde local e a comunidade para a conscientização da preservação ambiental |
Mobilização da escola e comunidade sobre os problemas causados pelo lixo sólido, líquido e gasoso. |
RECURSOS: Recursos humanos, recursos didáticos (gravuras, textos digitados, cola, papel metro, tesoura, régua, garrafa, pet, vidro plásticos, chiclete, latas de cerveja e refrigerante.)
A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiros, como melhor conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos e modificação de hábitos de consumo a partir da conscientização do reduzir, reutilizar e reciclar, e através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.
Se o lugar que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.2.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário