sábado, 11 de junho de 2011

Projeto "Lixo e qualidade de vida"



TEMA: Meio ambiente
PÚBLICO ALVO: alunos da 5ª série do CROM
PERÍODO: 3 meses
PROFESSORA IDEALIZADORA: Rose-Cleia Bomfim
COORDENADORA: Mônica Bacelar


DIAGNÓSTICO:

Conversando com os alunos e alguns moradores da comunidade do Brejo Grande sobre o lixo, concluímos que há uma grande poluição ambiental na região por falta de consciência dos moradores em relação à preservação ambiental.

TÍTULO: Lixo e qualidade de vida

PROBLEMATIZAÇÃO:

Como identificar as possíveis causas da poluição ambiental nessa comunidade e a falta de visão da população em relação a preservação ambiental?

QUESTÕES ORIENTADORAS:

  • Para você o que é lixo?
  • Só na sua casa, quanto lixo é produzido por dia?
  • Para onde vai o lixo recolhido das casas?
  • O lixo causa algum dano à comunidade em que você mora?
  • A quantidade de lixo produzida pela sua família poderá ser diminuída?
  • Quais seriam os benefícios que isso poderia trazer para a comunidade e o ambiente onde você mora?
  • Como você se sente ao ver lixo espalhado pela rua?
  • O que vai para o lixo poderá ser usado de alguma forma?
  • Por que a reciclagem do lixo é importante?
  • A modificação dos hábitos e costumes contribui para a solução do problema do lixo?
  • Que alternativas se apresenta para a redução do lixo?

JUSTIFICATIVA:

Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental que afeta a todos, porém com conseqüências desiguais para os diferentes grupos sociais.

O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio ambiente, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?

Foi pensando nisso, que decidimos executar esse projeto com o objetivo de conhecer os problemas gerados pelo lixo e conscientizar os alunos a buscarem agirem de forma a amenizar este problema.

OBJETIVO GERAL:

· Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre lixo de forma responsável, de modo a contribuir para a melhoria das condições ambientais, da saúde e das condições gerais da vida em nosso planeta

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Conceituar lixo;

· Perceber a importância da reciclagem;

· Conscientizar sobre a importância de não jogar lixo na rua;

· Identificar os danos que podem ser causados pelo lixo à comunidade;

· Reconhecer que a situação ambiental da escola constitui responsabilidade do grupo quanto sua melhoria e conservação;

· Oportunizar ao aluno a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos.

CONTEÚDOS

  • Lixo: origem, coleta tratamento e destino
  • Manejo adequado e reaproveitamento do lixo

M. O. P. (MAPA DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO)

INTERVENÇÕES

PROCEDIMENTOS

DISCIPLINAS

CRONOGRAMA

· Solicitar aos educandos que expressem seus conhecimentos prévios sobre o lixo, registrando-os no caderno.

· Organizar os alunos em subgrupos para que eles registrem suas idéias iniciais sobre o lixo;

· Socializar as idéias.

· Ciências

· Língua Portuguesa

1ª semana

· Propor um aprofundamento do tema com a analise de algumas imagens sobre o lixo;

· Propor o estudo do texto: “Afinal, o que é o lixo?”

· Discussão sobre o que está sendo observado nas imagens;

· Leitura do texto pelo professor para que o educando construa a idéia central do texto

· Ciências

· Língua Portuguesa

2ª semana

· Propor o estudo do texto: “Origem, coleta, tratamento e destino do lixo” (retirado do manual do despertar: resíduos sólidos pág 10)

· Informar aos educandos que eles irão produzir um texto com os conhecimentos que eles já puderam construir sobre o lixo.

· Discussão do texto.

· Leitura coletiva do texto e discussão do mesmo

· Atividade em dupla referente ao texto trabalhado

· Produção textual pelos alunos sobre o lixo;

· Socialização das produções e exposição dos textos num mural

· Ciências

· Língua Portuguesa

· Ciências

· Língua Portuguesa

3ª semana

4ª semana

· Informar aos alunos que eles irão visitar os arredores da escola para observarem a existência e o tipo de lixo.

· Aula de campo

· Registrar as observações

· Socialização das informações

· Produção de poemas e poesias com as informações colhidas na aula de campo.

· Ciências

· Língua Portuguesa

5ª semana

· Informar aos alunos que eles trabalharão com o texto: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma e muito se joga fora”, para entender o processo da reciclagem.

· Dividir a sala em grupos pequenos para a leitura e discussão do texto;

· Socialização das discussões.

· Ciências

· Língua Portuguesa

6ª semana

· Propor aos alunos a elaboração de cartazes conscientizando a população de não jogar lixo na rua e apresentando as doenças causadas pelo lixo.

· Confecções de cartazes informativos sobre os prejuízos causados pelo lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente.

· Ciências

· Língua Portuguesa

· Artes

7ª semana

· Propor a realização de um trabalho utilizando lixo seco.

· Propor a confecção de um painel utilizando as informações anteriores.

· Organizar a turma em circulo ao redor do lixo;

· Cada aluno deverá escolher um objeto;

· Questões para analise:

- Tempo de decomposição

- Impacto causado pela produção da embalagem

- Analise do rótulo

- Opção para reutilização

· Confecção do painel e socialização para os demais grupos

· Ciências

· Língua Portuguesa

· Ciências

· Língua Portuguesa

8ª semana

9ª semana

· Informar aos alunos que eles visitarão um lixão para analisar as conseqüências deste para o meio ambiente

· Visita ao lixão de jacobina

· Os alunos deverão registrar tudo que puderem observar:

- Tipo de lixo

- Animais que freqüentam o lixo

- A questão da poluição

·

· Ciências

· Língua Portuguesa

10ª semana

· Propor que os alunos registrem tudo que foi observado no lixão, em forma de texto, desenho, cartaz, poema, dramatização...

· Confecção do material (texto, desenho, cartaz, poema, dramatização) em dupla para socializar aos demais.

· Socialização das produções.

· Ciências

· Língua Portuguesa

· Artes

11ª semana

· Propor a realização de oficinas com materiais recicláveis.

· Realização das oficinas

· Ciências

· Artes

12ª semana

· Culminância do projeto

· Exposição do material confeccionado na oficina

· Ciências

· Língua Portuguesa

· Artes

13ª semana

EMPREENDIMENTO: Exposição do material confeccionado na oficina

AÇÕES CONCRETAS E FUTURAS

AÇÕES

PROCEDIMENTOS

Distribuição de cartazes informativos na comunidade sobre os prejuízos causados pelo lixo e a necessidade da preservação ambiental

Formar parceria com o posto de saúde local e a comunidade para a conscientização da preservação ambiental

Mobilização da escola e comunidade sobre os problemas causados pelo lixo sólido, líquido e gasoso.

RECURSOS: Recursos humanos, recursos didáticos (gravuras, textos digitados, cola, papel metro, tesoura, régua, garrafa, pet, vidro plásticos, chiclete, latas de cerveja e refrigerante.)

AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto se dará de forma processual, através da observação de resultados práticos rotineiros, como melhor conservação dos ambientes da escola, valorização dos materiais didáticos e modificação de hábitos de consumo a partir da conscientização do reduzir, reutilizar e reciclar, e através das produções propostas aos alunos como forma de incentivo.

Se o lugar que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano.2.ed. São Paulo: Moderna, 2004.

- GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências O planeta Terra. São Paulo: Ática,2002.

- SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Programa Despertar. Meio Ambiente. Resíduo Sólido. Salvador, 2006.

- file:///A:hist%F3rico%20do%20lixo.htm


FOTOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário