sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto "Teatro na Escola"

Autoria: Mônica e Daisy

1 – APRESENTAÇÃO

O teatro, se explorado de maneira adequada na escola, pode servir como uma divertida ferramenta para o aprendizado dos mais diversos conteúdos, além de desenvolver a oralidade, a expressão e a capacidade de trabalhar em grupo.

Para Celso Solha (apud Débora Mari, 2008), “nunca deveria deixar de existir na escola um espaço de expressão e fazer artístico, porque esses elementos são essenciais para promover um diferencial na formação pessoal dos alunos”.

De acordo com os PCNs, o teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, o teatro oferece, por ser uma atividade grupal, o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade e aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção.

Assim, o uso do teatro na escola, faz-se importante por unir o corpo, a voz e o intelecto em um processo de criação com o outro. Dessa forma, o teatro não precisa ser usado somente como espaço de evento, pois assim estaria configurado um desperdício no desenvolvimento das relações em grupo e expressão individual dos alunos.

2 – OBJETIVOS

ü Implantar o teatro no Colégio Ronan Oliveira Mota;

ü Explorar a importância do trabalho coletivo e a troca de experiências;

ü Apresentar a linguagem teatral;

ü Desenvolver a criatividade, a expressão, a espontaneidade e a originalidade;

ü Trabalhar variados conteúdos com ludicidade.

3 – DURAÇÃO

Terceira e quarta unidades do ano corrente, podendo ser desenvolvido também nos anos posteriores.

4 – PÚBLICO-ALVO

Alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Ronan Oliveira Mota.

5 – ESTRATÉGIAS

ü Seleção dos alunos que farão parte do grupo de teatro, através de uma pequena representação, onde serão avaliados: desenvoltura e afinidades com linguagem e expressão corporal;

ü Realização de oficinas quinzenais, em turno oposto ao das aulas, para que os alunos tenham aulas de introdução ao teatro, com atividades que trabalharão, especificamente, a expressão corporal, o autoconhecimento, a consciência do seu corpo e do dele em relação ao dos colegas;

ü Seleção de dramatizações para apresentação na escola, com a finalidade de que os demais alunos e comunidade escolar conheçam trabalho desenvolvido pelo grupo;

ü Seleção de dramatizações com temas e fins específicos, como datas comemorativas e dias festivos na escola e no município;

ü Ensaios;

ü Apresentação das dramatizações selecionadas.

6 – REFERÊNCIAS

MARI, Débora. Teatro na escola. Guia Prático para professores de Ensino Fundamental. Editora Lua, Ano 5, nº 49, 2008.

PCNs:Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997





Mônica Bacelar

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